Notícia

RITMO BUGIO - PATRIMÔNIO CULTURAL DO ESTADO

Publicado em 19/07/2023 às 09:43

Ritmo Bugio - Patrimônio Cultural Imaterial do Estado

Na tarde de ontem, dia 17 de julho, estiveram no IPHAE - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado representantes dos municípios de São Francisco de Assis e São Francisco de Paula para iniciarem de forma oficial o processo de reconhecimento do Ritmo Musical Bugio como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio Grande do Sul.


Prescilla Saquett Diretora de Cultura afirma a importância desse reconhecimento a nível Estadual, pois já existe Lei que reconhece o Ritmo Musical Bugio como Patrimônio Imaterial de São Francisco de Assis, sempre lembrando e enfatizando a pesquisa do assisense Salvador Ferrando Lamberty.

Também existe à nível municipal uma comissão, oficializada por decreto, que trabalha na pesquisa e organização dos dados formada por Prescilla Saquett, Régis Lançanova, Valdevi Maciel e Fabiana Mazuco, que estão trabalhando há mais de um ano com esse tema. 

Assim como outros patrimônios imateriais foram reconhecidos a exemplo de alguns dias atrás a Erva Mate.

Regis Lançanova afirma que o reconhecimento do ritmo Bugio, único e exclusivo ritmo que nasceu no Rio Grande do Sul, eleva a nossa musicalidade regional para a ascensão a nível nacional, fortalecendo para as futuras gerações o pertencimento desse importante patrimônio dos gaúchos. 

Na ocasião foram acompanhados pela Secretária Adjunta da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul Gabriella Meindrad e do Historiador Rafael Filter do IPHAE.
Galeria de fotos